
DRIBLE: após empenho para agradar a dois ‘Ricardos’, parlamentar logra êxito ao manter função na ALPB e filho nomeado no Governo do Estado
Servir a dois senhores ao mesmo tempo. Esse foi e é o desafio alcançado atualmente pelo deputado estadual Edmilson Soares (PEN), que ao mesmo tempo em que mantém o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, o segundo mais importante da Casa, também ‘segura’ o filho nomeado em prestigiada função no Governo do Estado.
Tanílson Nóbrega, filho do parlamentar, é diretor administrativo e financeiro da Radio Tabajara desde o início do Governo Ricardo Coutinho, ainda em 2011 e permanece lá desde então.
Tanílson Nóbrega, filho do parlamentar, é diretor administrativo e financeiro da Radio Tabajara desde o início do Governo Ricardo Coutinho, ainda em 2011 e permanece lá desde então.
Com uma trajetória política construída nos bastidores, o parlamentar foi um dos que ignorou, recentemente, a orientação de Ricardo - o Marcelo, para que todos os deputados do PEN entregassem os cargos no Governo do outro Ricardo - o Coutinho, e acabou mantendo o filho em renomada função estadual.
Nesse ‘round’, Soares desagradou Ricardo, o Marcelo, para agradar Ricardo, o Coutinho, no entanto, apesar da desobediência manteve o jogo de cintura e continuou em clima de paz e amor com os dois ‘Ricardos’ e comprovando que agradar a dois senhores ao mesmo tempo é uma arte.
O inverso, todavia, também já aconteceu na trajetória política do ex-socialista Edmilson Soares.
À epoca em que era filiado do PSB o parlamentar, ao assumir seu primeiro mandato no legislativo estadual, ignorou a candidatura de Lindolfo Pires (DEM) à presidência da Casa, que na ocasião era a postulacao oficial defendida pelo Governo do Estado, e resolveu apoiar a candidatura do deputado Ricardo Marcelo, à epoca do PSDB.
Foi aí que o deputado emplacou o segundo mais importante cargo da Mesa Diretora do parlamento estadual.
Nesse round, quem ganhou a preferência foi Ricardo - o Marcelo.
Mas quem pensa que o poder de articulação de Edmilson Soares é de hoje, enganou-se. Tido como o ‘rei dos bastidores’, o parlamentar se destaca por gostar da conversa cara a cara, do dálogo e da costura política, tanto é que em seu primeiro mandato como deputado estadual emplacou a vice-presidência da Mesa Diretora do Poder Legislativo, desbancando até mesmo as figuras cativas do parlamento.
O histórico político envolto de consturas e êxitos de Edmilson Soares não param por aí. Em 2012 o deputado conseguiu emplacar o fenômeno da ‘transferência de votos’ no pleito municipal de João Pessoa, algo que, por exemplo, o líder do Governo Ricardo Coutinho, o deputado Hervázio Bezzera (PSDB), nao conseguiu. Na disputa municipal rumo à Câmara de João Pessoa, Soares apoiou o nome do Professor Gabriel (PDT) para ocupar um espaço que pertenceu a ele em 2004 e em 2

Enquanto muitos políticos fazem barulho, Soares adota a eficiência mineira e ‘come quieto’ de todos os lados, procurando sempre agradar ‘a gregos e troianos’.
Uma frase proferida pelo o escritor e romancista francês Henri Millon de Montherlant retrata o atual momento de Edmilson Soares:
"A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros."
Márcia Dias
PB Agora
Postar um comentário